Oi pode quebrar mais de 2,2 mil empresas

O pedido de recuperação judicial de uma gigante como a OI prejudica, em cadeia, a estabilidade e o aparente sossego de todo o seu entorno: fornecedores, funcionários, varejistas…

Os impostos não entram no acordo de recuperação judicial e, os bancos, geralmente têm seu pagamento assegurado, em função dos empréstimos com garantia real, que podem ser cobrados a qualquer momento.

A Oi detém quase 20% do mercado e o valor da sua dívida declarada no processo é de R$ 65,4 bilhões. O impacto direto dessa medida em  2.214 micro e pequenas empresas é de R$ 158 milhões. Essa lista não é uma especulação. Ela foi fornecida pela própria Oi, que divulgou o nome de todos os seus credores, indicando os valores de seus débitos vencidos e a vencer. Em termos de valores pode parecer pouco proporcionalmente, mas o emprego e a renda de milhares de profissionais que atuam diretamente ou que sobrevivem indiretamente dessas empresas é muito grande.

A recuperação judicial existe para evitar a falência de uma empresa. Ela é solicitada judicialmente quando u ma empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas. Com o despacho judicial há um fôlego de seis meses para começar a pagar as contas, que podem ser parceladas em 24 ou 36 meses, dependendo do tipo de empresa (micro, pequena, média, grande).

Esse é um caso para acompanhar de perto, pois desde que deu entrada do pedido de recuperação judicial, suas ações subiram mais de 150% na Bolsa. Essa especulação se dá porque o mercado acredita que a Oi tenha alguns caminhos:  quebrar, ser comprada por outra empresa ou sofrer algum tipo de intervenção do governo.

Torcemos que a Oi seja bem assistida, saia da crise e volte a ser uma empresa saudável, competitiva e lucrativa. Caso contrário, o efeito dominó provocado pelo não pagamento de suas dívidas irá quebrar muitos empresários e deixar um rastro devastador na economia.

De alguma maneira, a sua empresa foi ou está sendo atingida pela Recuperação Judicial da Oi? Compartilhe abaixo sua experiência conosco!