34 passos para você melhorar sua empresa – Passo 5: desperdício

Zere o desperdício e estabeleça metas realistas com gastos como água, combustível, viagens, mordomias dos sócios, cópias, etc.;

A operação tem que ser de guerra. Isto quer dizer que é preciso contar os centavos e verificar onde está o ralo que drena seus lucros. O desperdício é um palavrão que não pode ser pronunciado na sua empresa.

É preciso olhar minuciosamente, com lupa se for preciso, tudo que está sendo gasto de maneira desnecessária.  A conta de telefone está muito alta? Verifique se estão sendo feitos interurbanos fora do Skype, do Face ou do WhatsApp.

A frota está pesando no orçamento? Troque-a pelo Uber ou em segunda hipótese, pelo táxi. Pense na economia: menos capital investido em carros, menos manutenção e menos seguros para pagar. Menos folha de pagamento com motorista, menos aluguel de estacionamento… Veja como uma simples atitude provoca uma enorme economia.

Preste atenção: não é para sair cortando de qualquer maneira, tirando verba do que é essencial só porque tem custo elevado. Se o seu custo de telefone é alto e o retorno de vendas é bom, não tem que mexer. Pode melhorar, tentar ter linhas de todas as operadoras se isso for gerar economia, mas não cortar.

Se o seu consumo de folhas A4 é absurdo e 80% do que é impresso poderia não ser, sinal vermelho. É urgente parar de imprimir e escanear mais. Dessa maneira, olhando item a item, você consegue verificar exatamente por onde o dinheiro da sua empresa está escapando.

Você vai se surpreender com os resultados. Depois, conta aqui. Seu depoimento  certamente vai ajudar outros empresários a ter bons resultados.

Um comentário em “34 passos para você melhorar sua empresa – Passo 5: desperdício